Consulta Rápida

NGK alerta sobre cinco problemas que as baixas temperaturas podem causar nos carros

17 Jun 2024
2 min de leitura

A marca especializada em componentes para o sistema de ignição também indica cuidados especiais para evitar maiores complicações nos dias frios

São Paulo, junho de 2024 – Com a chegada do inverno e as quedas de temperatura, alguns carros demoram para entrar em funcionamento. Isso ocorre porque, em motores a combustão do ciclo Otto (gasolina, etanol e flex), as baixas temperaturas podem dificultar a atomização (formação de gotículas) do combustível, aumentando a tendência de formação de filme líquido pela condensação.

A NGK, marca da Niterra, multinacional japonesa também detentora da NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição, lista os principais contratempos do inverno para os automóveis:

1- Dificuldade na partida a frio dos motores: a baixa temperatura dificulta a vaporização do combustível, essencial para a ignição.

2- Encharcamento das velas de ignição: o excesso de combustível não vaporizado pode molhar as velas, provocar a perda de isolação elétrica e prejudicar sua eficiência.

3- Contaminação do óleo lubrificante do motor: partidas a frio frequentes em dias frios podem aumentar a contaminação do óleo com combustível não queimado, esse combustível não queimado passa pelo espaço existente entre os anéis e pistão contaminando o óleo lubrificante.

4- Danos aos sensores de oxigênio: o choque térmico pode danificar os sensores, o combustível não queimado, pode ingressar nas partes internas do sensor, que por estar aquecido, favorece a quebra por choque térmico.

5- Maior estresse sobre as baterias e motor de partida (arranque): o esforço extra para partir o motor em baixas temperaturas, bem como a prática de insistir na partida, pode aumentar o estresse sobre esses componentes.

Cuidados específicos durante o frio

Durante o frio, o motorista deve ter especial atenção com a bateria e com as velas, cabos e bobinas. No frio, a viscosidade do óleo lubrificante aumenta, exigindo mais energia para girar o motor. Para evitar falhas, é essencial manter a bateria em boas condições. 

No caso das velas, a carbonização e a contaminação podem dificultar a partida a frio do motor. “O uso de velas de ignição especiais, como as G-Power (platina) e Iridium IX (irídio), facilita a centelha e melhora a partida do motor. A NGK também oferece cabos de ignição e bobinas para o sistema de ignição. A NTK ainda disponibiliza sensores de oxigênio (sondas lambdas) que otimizam o ajuste e a identificação do combustível”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

Compartilhe:

Mais lidas

Acompanhe nossas redes sociais

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse “Definições de cookies”. Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você aceita o uso dos cookies desse site
Definições de cookies