Consulta Rápida

Peças NGK podem diagnosticar problemas no motor e uso de combustível adulterado

10 Dec 2021
2 min de leitura

Para evitar a chateação de comprar um carro usado e ter que levá-lo várias vezes à oficina para a troca de peças gastas, a NGK, principal fabricante de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio do mundo, ressalta a necessidade de uma verificação preventiva dessas peças, do sistema de freios, embreagem, catalisador, amortecedores, suspensão, luzes, o estado das correias e demais itens de segurança, além de uma possível necessidade da troca de óleo.

Segundo a NGK, é importante que um mecânico de confiança realize a análise nas velas e cabos anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro. Akira Bando, proprietário da Akira Auto Repar, instalada desde 1976 em Guarulhos, na Grande São Paulo, completa: “Se as velas estiverem muito gastas, provavelmente, o veículo já rodou mais de 20 mil km”.

 “Durante a inspeção e substituição das peças desgastadas é possível fazer diagnósticos mais específicos como, por exemplo, saber o estado do motor por meio das condições das velas. Após a revisão da sonda lambda, saber se o antigo proprietário utilizava combustível de má qualidade ou adulterado. Velas escuras e oleosas indicam que o motor já está queimando óleo. Velas escuras e com fuligens apontam um consumo alto de combustível”, explica Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK.

Akira Bando lembra que durante a revisão também é possível utilizar um scanner de diagnóstico para saber a quilometragem aproximada do veículo, revelando uma possível adulteração no hodômetro. “Além disso, um mecânico experiente pode ter uma ideia da quilometragem correta, observando o desgaste dos catalisadores, velas e outros componentes”, reforça o mecânico.

A NGK destaca que a análise preventiva de velas e cabos garante o funcionamento da ignição do veículo, facilitando a partida imediata do motor. As velas com demasiadamente desgastadas podem diminuir o desempenho do carro, dificultando a partida após um período desligado como, por exemplo, da noite para o dia. Outros problemas que podem surgir são o alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de gases poluentes. Também podem comprometer outros componentes, como rotor, distribuidor e bobina/transformador.

O sensor de oxigênio, ou sonda lambda, como também é conhecido, é mais um item produzido pela NTK e, segundo Bando, pode ter sua vida útil comprometida devido ao uso de combustível de má qualidade ou funcionamento irregular do motor. Por isso, a importância de uma análise feita por um profissional experiente, antes de o carro usado ser adquirido.

O uso inadequado da Sonda Lambda ou seu mau funcionamento podem causar queda de rendimento do motor, além de aumento no consumo de combustível e da emissão de gases poluentes.

Segundo Bando, a análise deve ser feita por profissionais experientes e de confiança. A revisão preventiva e periódica evita preocupações futuras, além de proporcionar maior economia em relação a manutenções corretivas.

Download

Compartilhe:

Mais lidas

Acompanhe nossas redes sociais

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse “Definições de cookies”. Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você aceita o uso dos cookies desse site
Definições de cookies