Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.
Manutenção adequada garante desempenho, eficiência de combustão e evita falhas elétricas.
São Paulo, novembro de 2025 – A instalação adequada das velas de ignição é fundamental para o bom funcionamento do motor. O torque correto, ou seja, a força aplicada ao apertar a vela, garante segurança, desempenho e durabilidade, evitando problemas como rosca espanada, superaquecimento e mau contato elétrico.
Motores modernos, especialmente os modelos downsizing, com menor cilindrada e múltiplas válvulas, possuem velas de rosca mais longas e estreitas, o que torna ainda mais importante a aplicação do torque correto. Velas instaladas com torque inadequado podem causar danos graves ao motor. Para auxiliar os mecânicos, a NGK, marca da Niterra especializada em sistemas de ignição, compartilha recomendações para uma manutenção segura:
1- Verificar a aplicação correta do produto: a Niterra disponibiliza consultas online em seu site, aplicativo e tabelas de aplicação. Para um mesmo veículo, podem existir diferentes tipos de velas, dependendo da cilindrada, do tipo de combustível, da potência do motor e da presença de turbo.
2- Rosquear manualmente: fazer a troca dessa forma evita impactos e danos durante a instalação.
3- Usar ferramentas adequadas e bem conservadas: inclinações ou ferramentas desgastadas podem danificar a vela.
4- Manter a ordem de ignição: o posicionamento correto dos cabos de ignição previne falhas no motor.
5- Atenção ao torque necessário: o torque excessivo alonga o castelo metálico, dificulta a dissipação de calor, danifica a rosca da vela e do cabeçote e aumenta o risco de rompimento da rosca da vela ao ser removida. Já o torque insuficiente compromete a troca térmica, podendo causar superaquecimento, soltura da vela e prejuízo na combustão e na eficiência do motor.
“O torque correto é fundamental para a eficiência da combustão, especialmente em motores em que o posicionamento da vela é projetado para otimizar a queima da mistura ar-combustível, exigindo que a vela siga rigorosamente as especificações do fabricante, incluindo tipo, material e torque de aperto”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.
Cuidados adicionais com a vela
Não se deve realizar limpeza inadequada com escovas de aço ou materiais abrasivos, pois esse manuseio causa danos na vela de ignição e comprometem sua integridade.
O uso de combustíveis de baixa qualidade favorece a contaminação na região da ponta ignífera e oxidação na região da rosca, enquanto a falta de manutenção preventiva impede a identificação precoce de problemas. Esses fatores podem causar falhas de ignição, dificultar a partida do motor, reduzir a eficiência da combustão, aumentar o consumo de combustível e gerar desgaste prematuro dos componentes do sistema de ignição. Seguir boas práticas de instalação, manutenção e utilização é, portanto, essencial para manter o motor confiável e eficiente, protegendo a vela contra eventuais danos.
Em caso de necessidade de substituição de componentes danificados por torque incorreto ou uso de combustíveis de baixa qualidade, a Niterra oferece suporte completo no aftermarket, fornecendo peças como velas de ignição convencionais e de metais preciosos. Esses produtos garantem a manutenção adequada e segura do motor e de seus componentes relacionados.