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Entenda o papel da sonda lambda na economia e limpeza do motor

24 Jun 2025
4 min de leitura

Indispensável no sistema de injeção eletrônica, o sensor de oxigênio (sonda lambda) mede a quantidade de oxigênio residual no gás de escapamento e assegura menor impacto ambiental

São Paulo, junho de 2025 - A busca por veículos mais eficientes e ambientalmente responsáveis tem sido uma preocupação constante das montadoras, que tem foco na redução das emissões de poluentes. No Brasil, a regulação da emissão de gases e o acompanhamento da melhoria dos impactos ambientais causados pelos carros é feito pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece limites progressivos para as emissões veiculares - especialmente o monóxido de carbono (CO), os óxidos de nitrogênio (NOx) e os hidrocarbonetos (HC) - e define metas de redução.

Dentro desse contexto regulatório, o Proconve tem adotado a imposição de limites cada vez mais rigorosos em relação às emissões de gases, pelos veículos em circulação - a atualização mais recente da norma é de janeiro de 2022 .Para atender às exigências do órgão e o bom funcionamento dos componentes tecnológicos nos automóveis tornaram-se ainda mais relevantes. Um exemplo é a sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, que desempenha um papel fundamental no controle e redução da emissão de poluentes. A fim de conscientizar os motoristas sobre sua importância, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK, destaca os benefícios que essa peça oferece tanto para a dirigibilidade quanto para o meio ambiente.

1- Otimização da combustão: a sonda lambda fornece informações precisas ao sistema de injeção eletrônica sobre a queima da mistura ar/combustível. Com base nesse sinal, o sistema ajusta continuamente a mistura para garantir uma combustão mais eficiente e limpa.

2. Redução de emissões poluentes: a correta leitura da sonda permite que  os catalisadores operem dentro das melhores condições de mistura ar/combustível. Este componente é responsável por converter gases nocivos em substâncias menos poluentes. Isso contribui significativamente para a diminuição da liberação de gases poluentes.

3. Monitoramento da eficiência do catalisador: o sensor de oxigênio quando instalado na posição pós catalisador, permite a avaliação, se o catalisador está operando de forma eficiente. Caso haja perda de eficiência, o sistema aciona a lâmpada de advertência (LIM), indicando um possível problema no veículo, alertando ao condutor a necessidade de uma inspeção para verificação de possíveis reparos, e desta forma manter os corretos níveis de emissões para os quais o veículo foi homologado.

4. Prevenção de danos ao veículo: indo além das questões das emissões, uma sonda com mau funcionamento pode afetar o desempenho do motor, podendo provocar aumento de consumo de combustível, falhas de ignição e reduzir a vida útil de componentes como velas e catalisadores.

Quando há falhas na sonda lambda, indicada pelo acendimento da luz de injeção eletrônica (LIM) no painel, os impactos podem ser significativos. O aumento no consumo de combustível é apenas um dos problemas que podem ocorrer”, alerta Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra. “Além disso, o motorista pode notar o acúmulo de resíduos na câmara de combustão em caso de mistura rica e até a redução da vida útil das velas de ignição e do catalisador, devido à contaminação. Já no caso de mistura pobre, pode ocorrer danos às válvulas e pistões, falhas na ignição e funcionamento irregular do motor.”

Caso o motorista identifique esses sinais, é altamente recomendável que solicite a avaliação do sistema de injeção por um mecânico de confiança. A sonda lambda deve passar por  testes anuais e, caso seja detectada alguma falha, a substituição por uma peça nova deve ser imediata. Nesse contexto, os condutores podem contar com uma ampla seleção de sondas lambda de alta tecnologia e qualidade da marca NTK, disponíveis no mercado de reposição.

Os veículos mais modernos utilizam um sensor de oxigênio do tipo linear ou de banda larga, este sensor é altamente tecnológico e permite uma leitura extremamente precisa da condição da mistura ar/combustível que foi queimada. O seu funcionamento possui um conceito diferente das sondas convencionais e uma estratégia de diagnóstico distinta. A Niterra do Brasil oferece um suporte técnico ao mecânico para o correto diagnóstico dos sensores de oxigênio através de seu SAC 0800 019 7112.

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