Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.
A falha mais comum decorrente da falta de manutenção é o “flash over”, que ocorre quando há desgaste acentuado, uma condição de mistura ar/combustível muito pobre ou ainda a utilização do veículo com o ponto desregulado, ou seja, muito atrasado, ficando difícil ocorrer a centelha dentro da câmara de combustão. Nesta situação a centelha pode ocorrer entre o pino terminal da vela e o castelo metálico. O flash over provoca uma marca característica na vela de ignição. Quando ele ocorre o reparador também deve substituir o cabo de ignição simultaneamente. Como as duas peças trabalham em conjunto quando uma sofre o flash over a outra peça também é danificada. Caso o reparador substitua somente a vela ou o cabo, as falhas podem cessar, porém, após algum tempo a peça antiga irá danificar a peça nova e as falhas retornam. Somente após a substituição do conjunto vela e cabo de ignição o problema é eliminado. Outra vantagem de removermos as velas é que através da análise visual podemos ter uma boa noção das condições internas da câmara de combustão. A NGK do Brasil disponibiliza um cartaz de diagnostico que oriente o reparador na análise visual. Este cartaz pode ser solicitado gratuitamente através de seu SAC 0800 197112. De acordo com Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK, as velas são uma importante fonte de diagnóstico. “Isso porque, por meio do seu aspecto, é possível identificar diversos problemas provenientes do motor. Por este motivo, recomendamos a sua verificação periódica por um profissional de confiança”, reitera Mori. A NGK do Brasil disponibiliza ao mercado a sua tabela de aplicação, onde o mecânico pode consultar a aplicação correta da vela através de características do veículo que está na oficina. A tabela de aplicação NGK pode ser baixada no site www.ngkntk.com.br ou solicitada no SAC. Nas embalagens das velas NGK também constam informações referentes à forma correta de instalar a vela de ignição. Para uma melhor instalação é importante verificar a folga entre os eletrodos antes e posteriormente rosquear a vela com a mão para garantir o alinhamento da rosca e encerrar, aplicando o torque de aperto correto para cada tipo de vela. Alguns cuidados adicionais durante a instalação da vela que o reparador deve sempre se lembrar é de usar a ferramenta correta e em bom estado e evitar a inclinação da chave durante o manuseio, pois, ao contrário pode provocar trincas no isolador da vela nova, que nem sempre são visíveis. Para maiores informações a NGK do Brasil disponibiliza o email: duvidas@ngkntk.com.br. Download