Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.
Apelidado de ‘metal extraterrestre’, o irídio é responsável por garantir durabilidade e resistência à altas temperaturas
São Paulo, agosto de 2024- As velas de ignição de iridium têm ganhado destaque na comunidade automotiva por suas características únicas e benefícios surpreendentes. Este metal raro oferece vantagens significativas para o desempenho dos motores. A NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas de ignição, conta três curiosidades sobre o irídio e sua aplicação em velas de ignição.
Outros metais nobres
Além das modernas velas de irídio, o mercado automotivo ainda oferece opções com eletrodos de níquel, platina e ruthenium. As velas de níquel, as mais tradicionais, atendem bem as especificações (Performance e Durabilidade) conforme projeto dos motores especificado pelas montadoras, quando comparadas às velas de irídio, porém possuem performance e durabilidade inferior. As velas de platina e ruthenium, por sua vez, são fabricadas com metais nobres que conferem características similares às velas de irídio, como maior eficiência e durabilidade.
“O irídio é um elemento raro e sua extração ocorre como subproduto de outras atividades mineradoras. Diante da finitude dos recursos naturais e da constante evolução tecnológica, a Niterra, como líder mundial em velas de ignição, mantém-se atenta às novas tecnologias e à busca por materiais alternativos, garantindo assim a sustentabilidade de seus produtos a longo prazo”, afirma Enrico Merizio, Analista de Assistência Técnica da Niterra.
A Niterra apresenta opções de velas de metais nobres por meio da marca NGK, oferecendo uma gama de velas especiais como a G-Power (Platina) e Iridium IX (Irídio), disponíveis no mercado de reposição.