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NGK dá quatro dicas para a compra de carros usados

14 Feb 2025
3 min de leitura

A atenção especial para o sistema de ignição, com foco maior para aparência

das velas, é uma atitude recomendada pela empresa

São Paulo, fevereiro de 2025 - De acordo com a Federação dos
Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), houve um crescimento de 9,2%
nas compras de carros usados em 2024. Com a chegada do novo ano, os
automóveis fabricados em 2004 tornam-se isentos do IPVA, o que pode aquecer
o mercado de veículos usados, elevando a procura e estimulando as vendas.
Muitas revendedoras exigem a inspeção cautelar, que irá identificar passagens
por leilões, sinistros e reparos na carroceria, mas antes de fechar a compra de
um usado, é essencial uma checagem mecânica completa com destaque para o
sistema de ignição, especialmente para a aparência das velas, a fim identificar
necessidade de reparos.
Por isso a NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas
de ignição, elenca cinco dicas para uma compra mais econômica por evitar
problemas que podem ser indicados por resíduos na ponta das velas.
1- Verifique a queima de óleo: pode indicar desgaste no motor ou problemas
no sistema de recirculação de gases do cárter, por meio do acúmulo de óleo nas
velas;
2- Cheque se há infiltração de fluido de arrefecimento na câmara de
combustão: isso sinaliza o superaquecimento e possíveis danos no cabeçote e
bloco do motor, acúmulo de resíduos com a mesma coloração do fluido ou
presença de oxidação nas velas.
3- Procure por problemas no sistema de injeção de combustível: neste
caso, é preciso realizar a inspeção nos outros componentes do sistema de
injeção para garantir pleno funcionamento. O acúmulo de resíduos de carbono
(carbonização das velas) é a indicação de um possível problema no sistema.
4- Veja se não houve uso de combustível de má qualidade: que pode
causar carbonização das velas e outros problemas para o carro.

Verificação do funcionamento das velas
No momento da revisão antes da compra do usado, o comprador deve verificar
com um mecânico de confiança a tensão do secundário da bobina com o motor
em funcionamento a fim de confirmar se as velas estão operando de maneira
correta. Se a tensão estiver muito alta, pode indicar desgaste excessivo das
velas ou folga entre os eletrodos; já uma tensão muito baixa pode ser
consequência de carbonização das velas, problemas de compressão ou uso de
combustível contaminado.
“Além disso, o uso de cabos de vela de baixa qualidade pode comprometer o
desempenho do motor, causando dificuldades na instalação, falhas de
funcionamento, aumento no consumo de combustível e interferências no
sistema eletrônico do veículo”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência
Técnica da Niterra.
Se houver interferência no sistema eletrônico do carro, é fundamental checar a
correta aplicação dos componentes do sistema de ignição, como velas, cabos e
bobinas, pois valores de resistência fora das especificações podem causar o
problema. Outros fatores a serem analisados incluem a instalação de acessórios
eletrônicos, como rastreadores e bloqueadores, além de componentes do
próprio veículo, como alternadores, motores que possuem escovas, além do
correto aterramento do motor e carroceria. Garantir o uso de peças de
qualidade e seguir as recomendações técnicas pode evitar falhas e prejuízos no
funcionamento do automóvel.
A compra de um carro usado exige atenção a diversos fatores, especialmente
no que diz respeito à saúde do motor e do sistema de ignição. A NGK reforça a
importância de contar com profissionais qualificados e utilizar componentes de
qualidade para garantir um veículo confiável e seguro. No caso da troca de
componentes, a marca fornece velas, bobinas e cabos de ignição de alta
qualidade para o aftermarket.

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