Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.
Multinacional japonesa comemora 65 anos de atuação e sua expansão para
outros setores como Saúde, Mobilidade, Comunicação, Agronegócios, Energia e Meio Ambiente
São Paulo, agosto de 2023 – A Niterra, multinacional japonesa, proprietária
das marcas NGK e NTK e líder global no mercado de velas de ignição, está
completando 65 anos de presença no Brasil, o primeiro território fabril em que se
instalou fora do Japão.
Localizada em Mogi das Cruzes (SP), com uma área de 625 mil m², a unidade
emprega cerca de 1,3 mil profissionais, que mantêm a excelência na fabricação
de componentes automotivos, tendo produzindo localmente mais de 2,4 bilhões
de velas e mais de 310 milhões de cabos de ignição durante seu período de
atuação no Brasil.
A fábrica é destaque pelo seu compromisso ambiental: reprocessa, todos os
meses, 90% dos resíduos (180 toneladas) e recicla 70% da água utilizada
(21.000 m³) por meio de uma estação de tratamento para reuso de efluentes,
contribuindo significativamente para a redução dos impactos ambientais na região
do Alto Tietê.
A Niterra é especializada na fabricação de componentes automotivos, como velas
de ignição, cabos de ignição e terminais supressivos, que atendem ao mercado
brasileiro e de exportação, além disso, a empresa comercializa bobinas de ignição
e velas aquecedoras com a marca NGK. Com a marca NTK, a empresa
disponibiliza uma gama de sensores automotivos, incluindo sensores de nível de
combustível, temperatura, ABS, rotação, velocidade, TPS (posição de borboleta) e
MAP (pressão absoluta), contando com novos lançamentos como os interruptores
de pressão de óleo. Este ano, a Niterra ampliou sua atuação no setor automotivo
ao se tornar importadora oficial das correias e roletes da marca Bando no Brasil,
com o objetivo de fortalecer ainda mais sua presença no cotidiano de mecânicos e
consumidores.
Consolidação em outros setores
Além de sua atuação na produção de autopeças, a Niterra tem investido em
novos setores e negócios, contribuindo para a transformação nas áreas de Saúde,
Mobilidade, Comunicação, Agronegócios, Energia e Meio Ambiente, conforme o
Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030.
“Pensando em ir além daquilo que habitualmente produz e que possui tanta
especialidade – fabricação de componentes automotivos, a Niterra decidiu
aproveitar sua experiência no mercado para dedicar-se à geração de impacto
positivo na sociedade através do uso inovador de tecnologia, ideias
transformadoras e grandes aspirações. Novos horizontes foram criados para que
possamos operar em setores diversos, como mobilidade, meio ambiente,
agronegócio, saúde, comunicação e energia. Nossa missão é trabalhar em
conjunto para criar um novo amanhã, repleto de oportunidades e avanços
sustentáveis”, afirma Eduardo Tsukahara, vice-presidente da empresa no Brasil.
O nome Niterra, que combina as palavras latinas "niteo" (brilhar) e "terra"
(planeta Terra), simboliza o compromisso do grupo em contribuir para uma
sociedade mais sustentável e um planeta mais luminoso. No ano passado, Niterra
tornou-se o nome global, enquanto as marcas NGK e NTK foram preservadas para
o segmento automotivo.