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Especialista da marca também auxilia mecânicos com dicas para o momento da
troca do componente
São Paulo, agosto de 2024 – Os sensores ABS são fundamentais para a
segurança, prevenindo o travamento das rodas e garantindo controle direcional
do veículo, ou seja, a capacidade de desviar o veículo em condições de
frenagens fortes em diversas condições de condução, principalmente em pisos
escorregadios, com baixo atrito. Eles indicam a velocidade de cada roda do
veículo de forma individual, um módulo eletrônico irá avaliar a necessidade de
atuação do sistema de ABS. Priorizando o bem-estar dos motoristas, a NTK,
marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK e é
especialista em componentes para sistemas de ignição, explica como funciona a
atuação desses sensores em diferentes momentos e de que maneira melhoram a
dirigibilidade do motorista.
1. Atuação com o pedal de freio acionado: se o sistema de freio estiver
acionado e for detectada uma possível tendência ao travamento da roda, a
pressão exercida pelo fluido de freio no cilindro será liberada para evitar o
travamento. Assim que a velocidade retorna ao normal, a pressão é retomada,
retomando a frenagem da roda, esse processo é repetido várias vezes por
minuto e provocando uma leve trepidação no pedal de freio, que é normal e
indica a atuação do sistema ABS.
2. Atuação sem o pedal de freio acionado: se o pedal de freio não estiver
acionado, a diferença de velocidade pode indicar a atuação de outros sistemas,
como controle de estabilidade, tração e descida em rampa, estes sistemas
trabalham em conjunto com o sistema ABS, caso seja necessário a frenagem de
uma roda específica, o sistema irá aplicar o freio sem a ação do condutor.
Trecho reduzido.
Variações na velocidade das rodas são normais em curvas, onde as rodas
internas giram mais devagar que as externas devido ao raio da curva. Pneus
novos e usados também podem causar diferenças na velocidade das rodas pela
sua variação na altura, o que normalmente não aciona a luz de anomalia. Se
houver problemas no sinal do sensor ABS, a luz de alerta permanecerá acesa no
painel, e outros sistemas relacionados à velocidade das rodas também poderão
acender suas luzes de alerta. Nessa situação, o veículo não deve ser utilizado e
requer reparo imediato.
Diagnóstico de problemas nos sensores ABS
Os sensores ABS podem ser danificados por infiltração de água, falta de
alimentação do sensor, danos por acidentes, manutenção inadequada do carro,
danos na coroa dentada ou até mesmo por manutenção nos rolamentos de roda.
Alguns veículos possuem rolamentos de rodas magnetizados que trabalham em
conjunto com os sensores de velocidade de roda. Quando isso acontece, o
veículo deve ser analisado e testado por um mecânico profissional, que pode
auxiliar na detecção dos problemas.
"No caso do componente realmente estar danificado, a sua substituição é
relativamente simples. Em primeiro lugar, é necessário identificar qual
sensor apresenta a falha e a sua real causa e, logo em seguida, consultar a
aplicação correta do sensor. Além disso, é preciso fazer a limpeza do
sistema antes de aplicar o sensor e utilizar o torque de aperto
recomendado. Após a substituição, deve-se realizar um teste de rodagem,
com equipamento de diagnóstico acoplado, verificando se a velocidade da
roda está sendo registrada pelo sistema. Em alguns veículos específicos, é
necessário um procedimento de apresentação do sensor, realizado com
equipamento de scanner.", comenta Hiromori Mori consultor de assistência
Técnica da Niterra do Brasil.
Os sensores ABS NTK são fabricados para atender às exigências do mercado de
reposição, contando com uma equipe qualificada dedicada a satisfazer as
necessidades específicas desse setor. Além disso, a marca também disponibiliza
uma gama de sensores automotivos, incluindo sensores de nível de combustível,
temperatura, rotação, velocidade, TPS (posição de borboleta), MAP (pressão
absoluta) e interruptores de pressão de óleo.