Consulta Rápida

Segunda sonda lambda ajuda a reduzir emissões e consumo de combustível

05 Apr 2013
2 min de leitura
A NGK, principal fabricante de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio do mundo, atesta a eficácia da segunda sonda lambda, comercializada com a marca NTK, na melhoria da qualidade do ar. A empresa alerta motoristas e profissionais de auto-mecânicas para o papel do dispositivo no controle de emissões de poluentes do motor automotivo, além contribuir para a redução do consumo de combustível. A partir de 2011, a instalação da segunda sonda lambda passou a ser obrigatória para os motores que utilizam vela de ignição para iniciar a queima de combustível, ou seja, todos os veículos leves movidos à gasolina, etanol ou GNV. A regra foi determinada pela resolução 354/2004 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A sonda lambda, ou sensor de oxigênio como também é conhecida, tem como função analisar a condição da queima de combustível e detectar os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor, informando a qualidade da mistura de ar e combustível à unidade de controle do veículo (ECU). O dispositivo compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão. A segunda sonda lambda, por sua vez, é instalada no sistema de exaustão do veículo, após o catalisador, e avalia os gases que já passaram pela ação deste dispositivo. A segunda sonda não atua diretamente na informação sobre a mistura, mas verificando se a primeira sonda e o catalisador estão atingindo os resultados esperados na correção da mistura. Esse sistema é chamado OBD-BR2, On-Board Diagnostics, (do inglês, sistema de diagnose de bordo). “Os principais ganhos da segunda sonda lambda são o controle mais eficiente das emissões de poluentes e economia de combustível gerada com o uso do dispositivo”, afirma Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK/NTK. O especialista adverte que o uso inadequado da peça pode causar queda de rendimento do motor, dificuldade na partida, falhas, redução da vida útil da bobina e do distribuidor, além de causar danos avançados ao catalisador. O componente está disponível para comercialização tanto no mercado original de montadoras, chamado de OEM, quanto para o mercado de reposição, ou aftermarket. “A NTK oferece o melhor produto e serviço, dando ao consumidor a certeza de que, além de qualidade e performance superiores, ele está adquirindo um componente que respeita o meio ambiente em todos os processos de produção”, finaliza Namie. Download

Compartilhe:

Mais lidas

Acompanhe nossas redes sociais

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse “Definições de cookies”. Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você aceita o uso dos cookies desse site
Definições de cookies