Consulta Rápida

Las piezas NGK pueden diagnosticar problemas del motor y uso de combustible adulterado

10 dic 2021
2 minutos de lectura

Para evitar a chateação de comprar um carro usado e ter que levá-lo várias vezes à oficina para a troca de peças gastas, y NGK, principal fabricante de velas, cables de encendido y sensores de oxígeno del mundo, ressalta a necessidade de uma verificação preventiva dessas peças, do sistema de freios, embreagem, Catalizador, amortecedores, suspensión, luzes, o estado das correias e demais itens de segurança, além de uma possível necessidade da troca de óleo.

Segundo a NGK, é importante que um mecânico de confiança realize a análise nas velas e cabos anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, que pasa primero. Akira Bando, proprietário da Akira Auto Repar, instalada desde 1976 em Guarulhos, na Grande São Paulo, completa: “Se as velas estiverem muito gastas, más probable, o veículo já rodou mais de 20 mil km”.

“Durante a inspeção e substituição das peças desgastadas é possível fazer diagnósticos mais específicos como, por ejemplo, saber o estado do motor por meio das condições das velas. Após a revisão da sonda lambda, saber se o antigo proprietário utilizava combustível de má qualidade ou adulterado. Velas escuras e oleosas indicam que o motor já está queimando óleo. Velas escuras e com fuligens apontam um consumo alto de combustível”, explica Hiromori Mori, Técnico de asistencia técnica de NGK.

Akira Bando recuerda que durante la revisión también es posible utilizar un escáner de diagnóstico para saber a quilometragem aproximada do veículo, revelando uma possível adulteração no hodômetro. "Además, um mecânico experiente pode ter uma ideia da quilometragem correta, observando o desgaste dos catalisadores, velas e outros componentes”, reforça o mecânico.

A NGK destaca que a análise preventiva de velas e cabos garante o funcionamento da ignição do veículo, facilitando el arranque inmediato del motor. As velas com demasiadamente desgastadas podem diminuir o desempenho do carro, dificultando a partida após um período desligado como, por ejemplo, de la noche al dia. Outros problemas que podem surgir são o alto consumo de combustível, irregularidades en el funcionamiento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de gases poluentes. Também podem comprometer outros componentes, como rotor, distribuidor y bobina / transformador.

el sensor de oxigeno, ou sonda lambda, como também é conhecido, é mais um item produzido pela NTK e, segundo Bando, pode ter sua vida útil comprometida devido ao uso de combustível de má qualidade ou funcionamento irregular do motor. Por eso, a importância de uma análise feita por um profissional experiente, antes de o carro usado ser adquirido.

O uso inadequado da Sonda Lambda ou seu mau funcionamento podem causar queda de rendimento do motor, além de aumento no consumo de combustível e da emissão de gases poluentes.

Segundo Bando, a análise deve ser feita por profissionais experientes e de confiança. A revisão preventiva e periódica evita preocupações futuras, além de proporcionar maior economia em relação a manutenções corretivas.

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