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Una bujía desgastada puede interrumpir los viajes de vacaciones

10 dic 2021
3 minutos de lectura
O início das férias escolares pede atenção especial com a manutenção do carro. Quem pensa em pegar a estrada deve ficar atento ao desgaste da vela de ignição, já que o componente está relacionado diretamente ao desempenho do motor. La sugerencia es de NGK, especialista en sistemas de encendido. “Velas com desgaste excessivo ou funcionamento irregular podem causar falhas no motor, dificuldades na partida do automóvel, aumento do consumo de combustível e dos níveis de emissões poluentes”, explica el consultor de asistencia técnica de NGK, Hiromori Mori. Según el experto, o funcionamento irregular da vela de ignição nem sempre é percebido pelo motorista, o que torna as revisões periódicas muito importantes. “Por conta da evolução tecnológica, Los motores están acondicionados para trabajar en situaciones adversas y, principalmente, Cuando se produce un fallo. Cuando el problema comienza a notarse, é sinal de que ele já está ocorrendo há algum tempo”, alerta Hiromori Mori. Segundo o Consultor de Assistência Técnica da NGK, outra vantagem da inspeção da vela de ignição é que, por uma simples inspeção visual do componente, diversos outros problemas no motor do veículo podem ser identificados. Caso da infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão, ou do uso de combustível de má qualidade. "La apariencia de la bujía dice mucho sobre el estado del motor. Por eso, ela deve ser priorizada em qualquer revisão”. A manutenção deste componente também gera economia. Las bujías con un desgaste excesivo pueden reducir la vida útil de los cables, bobinas, transformadores, gorra de distribuidor, rotor y catalizadores. Pesquisas do setor afirmam que o valor do reparo corretivo geralmente é 30% mais caro que o da revisão preventiva. Por trabalhar em condições muito severas, como altas temperaturas e pressão, as velas de ignição sofrem um desgaste natural. A NGK recomenda a inspeção da peça a cada 10.000 kilómetros, o anualmente, que pasa primero. Cada veículo, a pesar de que, possui uma tabela com o plano de troca especificado pela montadora que pode ser encontrado no manual de manutenção e garantia. bobinas de ignición A manutenção preventiva das velas evita também problemas nas bobinas de ignição. Com vida útil entre 100.000 e 120.000 kilómetros, esse componente tende a apresentar problemas quando há um excesso de desgaste nas velas. “A vida útil das bobinas reduz muito com o desgaste das velas de ignição”, explica o Consultor de Assistência Técnica da NGK. Por ese motivo, quando detectados problemas nas velas, deve-se aproveitar para examinar visualmente a bobina de ignição detectando possíveis trincas, rachaduras e oxidações no corpo das bobinas. velas encendidas Já as velas aquecedoras, utilizadas em motores diesel, têm a sua vida útil determinada por ciclos de aquecimento. Por eso, motores mais antigos, em que as velas são acionadas em todas as partidas e não somente quando a temperatura do motor está fria, merecem atenção especial. Em veículos com tecnologias mais antigas, o desgaste tende a ocorrer antes dos modelos mais novos onde a vela aquecedora é acionada somente quando necessário. De acuerdo como Hiromori Mori, o motorista deve procurar assistência ao perceber dificuldade na partida ou quando notar a emissão de uma fumaça branca no escapamento com o motor frio. A pesar de que, a manutenção preventiva é sempre recomendada, já que o mau funcionamento das velas pode acarretar em outros problemas no motor. Outro ponto importante é sempre fazer a substituição de todo o conjunto de velas aquecedoras quando um defeito for detectado. “Fazer somente a troca da vela que está queimada pode trazer prejuízos posteriormente, já que quando um dos componentes apresenta falha, os outros tendem a apresentar problemas logo em seguida.” Descargar

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