Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.
Detentora das marcas NGK e NTK, Niterra traz recomendações importantes
que auxiliam na manutenção e revisão do carro nesta época do ano
São Paulo, julho de 2023 - Com a finalidade de auxiliar os motoristas, seja aqueles que costumam viajar ou quem prefere dar um descanso ao carro, no período de férias, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em componentes para sistemas de ignição, recomenda cuidados essenciais com o veículo tanto para enfrentar longas distâncias nas estradas como para deixá-lo por mais tempo na garagem.
De acordo com Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra, no caso de alguém que escolhe viajar de carro, a exigência é por um cuidado maior principalmente no tráfego por locais desconhecidos que contam com pouca estrutura e recursos, o que pode gerar eventuais transtornos. O especialista lista os seguintes conselhos pré-férias com o veículo:
“Caso o motorista encontre algum dos problemas destacados, é necessário solicitar a um mecânico de confiança que faça uma inspeção no veículo”, explica Mori. “Há a revisão preventiva, que pode ser realizada por período ou por quilometragem, e a manutenção corretiva, executada quando o veículo apresenta falhas pontuais. Ambas as formas são importantes para ter uma viagem tranquila”, esclarece o especialista da Niterra.
Cuidados e recomendações pós-viagem
Mori também sugere alguns cuidados fundamentais com o carro no retorno de viagens de longas distâncias:
Manter o veículo parado por muito tempo pode gerar problemas
No cenário oposto, no qual o veículo fica estacionado por um longo período na garagem, Mori ressalta que itens como fluido de freio, óleo lubrificante, fluido de arrefecimento, pneus, sistema de freio, sistema de injeção, carburação e ignição, e bateria podem sofrer contaminação pelo combustível e até mesmo desenvolver possíveis oxidações ou rachaduras.
“Ao contrário do que se pode imaginar, a falta de uso é uma condição severa ao veículo. Por isso, o ideal é, sempre que possível, sair para rodar com o automóvel. Também é recomendável pegar um trecho de via rápida por, pelo menos, 15 minutos para que o motor atinja uma temperatura maior e possa realizar a autolimpeza, que vai remover resíduos da câmara de combustão e do sistema de escapamento e catalisador, descontaminando o óleo lubrificante”, conclui Mori.