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Ações como avaliação de danos, cuidados ao ligar o veículo e higienização interna são de extrema importância para evitar mais problemas no carro
São Paulo, fevereiro de 2024 – O período do verão no Brasil é caracterizado pelo calor intenso e pela ocorrência frequente de pancadas de chuva. Diante desse cenário de preocupação para muitos motoristas, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, oferece três dicas para quem se encontra diante das consequências das enchentes.
“Deixar o veículo parado para posterior avaliação pode gerar uma série de problemas, como danos por oxidação em componentes mecânicos e eletroeletrônicos, proliferação de fungos e bactérias, odores desagradáveis no interior e manchas no estofamento e carpete”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil. “Os motoristas devem sempre contar com reparadores profissionais para prestar assistência pós-enchente para não se colocar em situações de risco”.
Componentes para verificação
Após passar por enchentes, certos componentes requerem cuidados especiais durante a manutenção. Por exemplo, as velas de ignição perdem seu isolamento elétrico quando expostas à água, potencialmente resultando em flash over e danos aos cabos e bobinas de ignição. O flash over pode agravar os danos elétricos, enquanto a entrada de água pode comprometer o funcionamento de sensores críticos como os de oxigênio, ABS e rotação, prejudicando o desempenho do veículo.
“Depois de realizar os procedimentos de limpeza e higienização, a checagem inicial que deve ser feita pelos mecânicos é a inspeção visual, passando para a medição de componentes e em seguida o teste funcional”, afirma Mori.
Em caso de peças danificadas, a Niterra fornece componentes de extrema tecnologia e qualidade no mercado de reposição, como cabos, bobinas e velas de ignição sob a marca NGK, além da linha de sensores, como de nível de combustível, temperatura, ABS, rotação, velocidade, TPS (posição de borboleta), MAP (pressão absoluta) e oxigênio sob a NTK.