sign our newsletter and stay on top of the latest news, offers and courses.
Specialist recommends special ignition candles, that avoid failures and facilitate engine operation on cold days.
São Paulo, junho de 2025 – Com a queda das temperaturas, aumentam os desafios para o bom desempenho dos motores, especialmente na partida a frio. In this scenario, são diversos os fatores que dificultam a ignição, exigindo atenção redobrada a componentes essenciais do veículo, como a demora para alcançar a temperatura ideal de funcionamento ou a maior taxa de condensação do combustível, que dificulta sua queima.
Para garantir o funcionamento adequado dos sistemas do automóvel e, starting difficulties and irregular idling already indicate a marked wear of the spark plug, uma condução mais segura durante o inverno, and NGK, Niterra brand specialized in ignition systems, destaca os principais componentes que merecem cuidados especiais nessa época do ano.
1 – Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento: é essencial que este sensor indique corretamente a temperatura do motor, pois ele aciona diversos sistemas responsáveis pela partida a frio do motor em dias com temperaturas ambientes mais baixas.
2 – Sistema com reservatório de combustível: deve estar limpo, desobstruído, livre de vazamentos e resíduos. Furthermore, é fundamental que esteja abastecido com gasolina de boa qualidade, o que garante o funcionamento adequado do sistema de partida a frio.
3 – Sistema de aquecimento do combustível: precisa operar corretamente para assegurar o aquecimento adequado do combustível, favorecendo a queima eficiente, facilitando a vaporização do combustível e reduzindo os efeitos da condensação em baixas temperaturas.
4 – Bateria: deve estar em boas condições, já que o tempo de partida tende a ser maior com o motor frio, principalmente em baixas temperaturas. Também é necessário que tenha carga suficiente para alimentar os sistemas auxiliares que entram em funcionamento nesse momento.
5 – Velas de ignição: são responsáveis por gerar a centelha elétrica que inicia a queima do combustível. Como esse é um momento crítico para o funcionamento do motor, é indispensável que as velas estejam em bom estado. Velas de iginição desgastadas ou com acúmulo de resíduos dificultam a partida a frio do motor.
Vantagens das velas especiais no inverno
As velas de alta performance, produzidas com metais nobres, like platinum and iridium, se destacam em ambientes de baixa temperatura por oferecerem uma faísca com maior energia e constante, mesmo em condições extremas. In this way, demonstram uma maior capacidade de promover a queima da mistura ar/combustível de maneira mais eficiente, garantindo um desempenho superior na partida a frio do motor.
“As velas de metais nobres são resistentes à formação de resíduos e à carbonização, problemas que se intensificam no frio e prejudicam a ignição. Com eletrodos mais finos e materiais de maior durabilidade, essas velas facilitam o acionamento rápido do motor, reduzindo o esforço exigido da bateria e do motor de arranque, que já operam com maior dificuldade em temperaturas baixas”, explains Hiromori Mori, Technical Assistance Consultant at Niterra do Brasil.
Ao escolher velas de platina ou irídio, o motorista garante uma ignição mais confiável e proteção do sistema, especialmente em dias frios. A NGK oferece a linha G-Power, com eletrodo central com ponta de platina e eletrodo lateral trapezoidal para melhor propagação da chama, e a Iridium IX, com eletrodo central com ponta de irídio e eletrodo lateral com a ponta chanfrada que otimiza a combustão e reduz a perda de energia. Essas linhas são oferecidas ao mercado de reposição automotiva, sendo uma excelente opção para modernizar o sistema de ignição dos veículos que utilizam velas convencionais de níquel.
Já para os veículos mais modernos ou de alta gama, a NGK possui as linhas Laser Platinum e Laser Iridium que são utilizadas como equipamento original em muitos veículos.