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A NGK, especialista mundial em velas de ignição, constatou a presença de óxido de ferro na ponta ignífera das velas de ignição de veículos dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Após análise, foi confirmada que a origem do contaminante avermelhado é do combustível, that, quando acumulado no componente, causa falhas de ignição e, consequently, perda de potência. Também pode se instalar nos sensores de oxigênio e no catalisador, comprometendo os equipamentos.
Conhecido por aumentar a octanagem do combustível, o ferro não é um dos componentes da gasolina produzida no Brasil e pode ter ocorrido por um processo de contaminação ou uso de aditivo não homologado. Por meio de pesquisas, a multinacional japonesa constatou que pouco tempo após o início da utilização, as velas de ignição apresentam acúmulo de resíduos, causando dificuldades de partida, malfunctions at medium and high revs, além de elevação do nível de emissões de poluentes e consumo de combustível.
According to NGK, durante análise visual de peças também foram detectados sinais de fuga de corrente, um fenômeno conhecido como flash over. Por ser um condutor elétrico, a presença de ferro na ponta da vela provoca perda de isolação, reducing fuel burning efficiency. Por ter alto ponto de fusão, nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a autolimpeza dos itens.
“Em casos de uso prolongado de velas contaminadas por óxido de ferro, The Flash Over cobre a superfície do isolador da peça, o que pode induzir o mecânico a confundir com uma vela carbonizada”, alerta Hiromori Mori, NGK Technical Assistance Consultant.
Segundo a fabricante, é possível identificar o acumulo do contaminante pela inspeção visual da peça. In these cases, a recomendação é substituir o jogo de velas de ignição e verificar o estado do sensor de oxigênio e do catalisador, which can also be affected. Também é necessário atentar-se ao combustível presente no tanque, que pode ainda conter o contaminante. The result of this analysis reinforces the use of spark plugs as a means of diagnosing failures and loss of vehicle engine performance.
Pelas informações do SAC, a NGK constatou a presença de óxido de ferro em veículos de diversos estados do País, like São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. O fato foi confirmado pela análise contratada pela empresa junto ao Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, the Falcon Bauer.