Quick Reference

NGK warns about the presence of iron in fuel

10 Dec 2021
2 min reading

A NGK, especialista mundial em velas de ignição, constatou a presença de óxido de ferro na ponta ignífera das velas de ignição de veículos dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Após análise, foi confirmada que a origem do contaminante avermelhado é do combustível, that, quando acumulado no componente, causa falhas de ignição e, consequently, perda de potência. Também pode se instalar nos sensores de oxigênio e no catalisador, comprometendo os equipamentos.

Conhecido por aumentar a octanagem do combustível, o ferro não é um dos componentes da gasolina produzida no Brasil e pode ter ocorrido por um processo de contaminação ou uso de aditivo não homologado. Por meio de pesquisas, a multinacional japonesa constatou que pouco tempo após o início da utilização, as velas de ignição apresentam acúmulo de resíduos, causando dificuldades de partida, malfunctions at medium and high revs, além de elevação do nível de emissões de poluentes e consumo de combustível.

According to NGK, durante análise visual de peças também foram detectados sinais de fuga de corrente, um fenômeno conhecido como flash over. Por ser um condutor elétrico, a presença de ferro na ponta da vela provoca perda de isolação, reducing fuel burning efficiency. Por ter alto ponto de fusão, nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a autolimpeza dos itens.

“Em casos de uso prolongado de velas contaminadas por óxido de ferro, The Flash Over cobre a superfície do isolador da peça, o que pode induzir o mecânico a confundir com uma vela carbonizada”, alerta Hiromori Mori, NGK Technical Assistance Consultant.

Segundo a fabricante, é possível identificar o acumulo do contaminante pela inspeção visual da peça. In these cases, a recomendação é substituir o jogo de velas de ignição e verificar o estado do sensor de oxigênio e do catalisador, which can also be affected. Também é necessário atentar-se ao combustível presente no tanque, que pode ainda conter o contaminante. The result of this analysis reinforces the use of spark plugs as a means of diagnosing failures and loss of vehicle engine performance.

Pelas informações do SAC, a NGK constatou a presença de óxido de ferro em veículos de diversos estados do País, like São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. O fato foi confirmado pela análise contratada pela empresa junto ao Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, the Falcon Bauer.

Download

most read

follow up our social networks

sign our newsletter and stay on top of the latest news, offers and courses.

We use cookies to improve your browsing experience on the portal. For more information about what types of cookies you can find on this site, go to "Cookie Settings". By clicking on "Accept all cookies", do you accept the use of cookies from this website
Cookie Settings