Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, ofertas e cursos.
Erro na calibragem podem gerar leituras imprecisas nos sensores de velocidade e afetar sistemas como ABS e controle de estabilidade
São Paulo, janeiro de 2026 - A calibragem correta dos pneus vai muito além do conforto e da economia de combustível. Ela também exerce influência direta sobre sistemas eletrônicos do veículo, como os sensores de velocidade, componentes fundamentais para o funcionamento adequado de tecnologias de segurança e desempenho. Atenta a esse tema, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa também responsável pela NGK, explica como a pressão inadequada dos pneus pode impactar a leitura desses sensores e, consequentemente, o comportamento do automóvel.
Os sensores de velocidade das rodas monitoram a rotação de cada roda e enviam essas informações para sistemas como o ABS (sistema de freios antitravamento), controle de tração, controle de estabilidade e até para o velocímetro. Quando os pneus estão com pressão muito abaixo do recomendado pelo fabricante, o diâmetro efetivo da roda se altera, modificando a velocidade de rotação e podendo gerar leituras imprecisas. Para evitar esse tipo de interferência no funcionamento dos sistemas eletrônicos, a NTK reforça a importância de alguns cuidados básicos no dia a dia:
Impactos da calibragem incorreta nos sistemas de segurança
Variações podem resultar no acionamento indevido de sistemas de segurança, no funcionamento irregular do ABS ou do controle de estabilidade e até no acendimento de luzes de advertência no painel. Em situações mais críticas, a leitura incorreta pode comprometer a segurança, especialmente em frenagens bruscas ou curvas acentuadas.
“Um pneu murcho, afeta a dirigibilidade e estabilidade do veículo, pode provocar a soltura do pneu do seu aro de roda, aumenta o consumo de combustível, eleva a temperatura do pneu e aumenta o seu desgaste. Um simples cuidado que é calibrar os pneus regularmente, além de trazer grandes benefícios, faz com que os sistemas de segurança como ABS, controle de tração e estabilidade trabalhem de forma adequada. O correto funcionamento destes sistemas está baseado em informações precisas da velocidade de cada roda”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
Em caso de problemas mais sérios com o sensor ABS, quando há necessidade de substituir um componente alguns cuidados são indispensáveis para garantir o bom funcionamento do sistema: realizar um diagnóstico correto, conferir a aplicação da peça no catálogo atualizado, efetuar a limpeza do local antes da instalação, respeitar o torque especificado e concluir com um teste de rodagem. Em determinados veículos, também é necessário fazer o reconhecimento do sensor por meio de scanner. Mantenha atenção ao trafegar em vias mal pavimentadas ou com muitos objetos soltos, impactos no sensor ou danos no chicote (cabos elétricos) do veículo podem ocasionar falha de funcionamento.
A Niterra do Brasil oferece ao mercado uma ampla linha de sensores de ABS, com suporte especializado através de seu SAC 08000197112. Atendendo desde dúvidas comuns dos consumidores até suporte para facilitar o diagnóstico do mecânico.